segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Bioshock: Rapture

"Mas existe algo mais poderoso do que cada um de nós, a combinação de nossos esforços, uma Grande Corrente de trabalho que nos une. Mas é somente quando lutamos por nossos próprios interesses que a corrente puxa a sociedade na direção certa. A corrente é poderosa e misteriosa demais para que algum governo a guie.  Qualquer homem que lhe diga o contrário quer enfiar a mão no seu bolso, ou uma pistola na sua nuca." -Andrew Ryan

Olá gente! Aqui é a Livia e essa é minha primeira resenha. Mas vamos ao que interessa! haha
Como sempre super viciada em qualquer coisa que eu goste, o livro Bioshock: Rapture fez meu coração dar um pulo quando o vi em uma bancada da Saraiva. A franquia Bioshock possui três jogos para diversos consoles e eu já havia jogado o terceiro e começado a jogar o primeiro, então fiquei muito feliz ao ver que a história maravilhosa desses games estava descrita em palavras! 

Livre das restrições comerciais, das questões morais, éticas e religiosas que impedem com que um homem possa fazer o que bem entender, uma cidade subaquática é construída em pleno oceano atlântico pelo milionário e sonhador Andrew Ryan. Porém,em um lugar onde a liberdade não possui limites e os mais fracos não recebem nenhum tipo de apoio, muitos se questionam se a ideologia que Andrew Ryan impôs na cidade é realmente a ideal. Mas todo esse questionamento não pode levar a nada. É impossível sair de Rapture.

O significado de seu nome, que seria algo como arrebatamento em português, já nos dá ideia do destino da cidade. Aos poucos, percebemos como Rapture aparece como uma grande crítica para nossa sociedade, que mascara todas a sua hipocrisia em falas vagas e bonitas, com ideologias sem sustentação.

Agora vou começar a falar um pouco dos personagens ainda não citados que mais me chamaram atenção, começando por Bill McDonagh, que é um homem que conquistou Andrew Ryan e teve a chance de ascender. Sempre apoiou todas as ideias de Ryan, com lealdade e visando apenas o melhor para Rapture. Seu amadurecimento durante os anos é incrível e uma parte essencial do rumo da história. Ao ver sua honestidade e toda sua personalidade, não consigo ver outro personagem do livro como meu preferido.

Frank Fontaine é o tipo de vilão que nos dá arrepios apenas de ler seu nome. Ele faz o que precisar para atingir os seus objetivos, seja com dinheiro, máscaras ou violência. Fontaine parece um humano muito real para os leitores, e talvez seja isso o que dê mais medo.

Dr. Sechung e Dra. Tenenbaum são dois personagens que trabalham inicialmente para as indústrias de Fontaine e criam as drogas que enriquem absurdamente esse homem. Possuem personalidades e histórias muito diferentes, mas trabalham juntos em pesquisas sobre plasmids, as tais drogas que reescrevem o DNA humano e fazem com que seja possível adquirir super-poderes. Mas os efeitos colaterais são catastróficos.

A busca pela aproximação aos padrões de beleza são criticadas por meio do Dr, Steinman, um cirurgião amedrontador e um tanto louco, que não tem piedade de seus pacientes para alcançar a beleza ideal. Acredita que é o escolhido por Afrodite para encontrar a tal beleza das pessoas, mesmo que antes conversa que afirma ter tido com a deusa, o doutor tenha ingerido mais álcool do que deveria.

Com a narração estrategicamente feita para adentrar diversos pontos do paraíso (que aos poucos se torna o inferno) subaquático, John Shirley nos mostra o que a convicção de um homem pode criar para milhares de pessoas. É difícil não se surpreender com a tecnologia que Rapture possui, com a genialidade de alguns personagens, com a crueldade dos mesmos. E, mais difícil ainda, não se emocionar com essa história e refletir sobre tudo o que ela significa.

Bioshock: Rapture é totalmente entendível para quem não teve contato com a franquia de jogos e fará com que os leitores tenham ainda mais curiosidade sobre esse universo!
Obrigada por lerem! 

2 comentários:

  1. Wow, ótima resenha.
    Já tinha pensado em ler, mas desisti por não ter contato com a franquia. Agora, vou comprar em breve <3

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Compre sim, acho que você vai adorar :3

    ResponderExcluir