terça-feira, 3 de março de 2015

Impressões: Caminhos da Floresta


Oi gente! Aqui é a Livia novamente, trazendo uma nova resenha de um filme (que vi ontem, por acaso) para vocês! Caminhos da Floresta (Into the Woods, no original) é uma adaptação do musical da Broadway, feito em 1987. O filme possui muitos pontos positivos e negativos, então tentarei organizar ao máximo para que entendam direitinho. Espero que gostem. ♥

Quem entra na sala de cinema sem saber do que se trata o filme vai muito provavelmente estranhar algo: a história INTEIRA é contada em música. Caminhos da Floresta já começa com cantoria para a apresentação dos personagens, os quais percebemos claramente que são de famosos contos infantis. Porém, quem pensa que será uma nova remodelação para as histórias que sempre assistimos da Disney está enganado, pois o filme se baseia nos contos originais desses personagens, o que os torna bem mais sombrios e maduros. 



Para vocês entenderam do que esse filme se trata, vamos à sinopse: Um padeiro e sua mulher  vivem em um vilarejo, onde lidam com vários personagens famosos dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho. Um dia, eles recebem a visita da bruxa, que é sua vizinha. Ela avisa que lançou um feitiço sobre o casal para que não tenha filhos, como castigo por algo feito pelo pai do padeiro, décadas atrás. Ao mesmo tempo, a bruxa avisa que o feitiço pode ser desfeito caso eles lhe tragam quatro objetos: um capuz vermelho como sangue, cabelo amarelo como espiga de milho, um sapato dourado como ouro e um cavalo branco como o leite. Eles têm apenas três dias para encontrar tudo, caso contrário o feitiço será eterno. Decididos a cumprir o objetivo, o padeiro e sua esposa adentram na floresta. (retirado de adorocinema.com)

Agora que sabem, vou separar minhas impressões dentre os pontos fracos e fortes. ♪


Chapeuzinho Vermelho
Porque ela é muito fofa

Músicas
Quem gosta de musicais, não irá se arrepender ao ver Caminhos da Floresta. Desde o começo até o fim, a história é contada em músicas muito bem elaboradas, posicionadas e os cantores são ótimos. Como a frequência de canções é muito alta, nenhuma parece estar fora do lugar ou ter vindo do nada. Porém, não achei nenhuma delas marcante o suficiente para um filme da Disney.

Aspectos Visuais
Ninguém pode reclamar dos aspectos visuais do filme. Com ótimos cenários, figurinos e melhores efeitos especiais ainda, Into the Woods é um colírio para os olhos. Os efeitos são naturais e não exagerados, fazendo parecer que tudo é real.

Humor
Mesmo sendo um filme com cenas tensas e um tanto sombrias, há muitas partes que nos fazem dar risadas. Como, por exemplo, a que dois príncipes discutem sobre qual sofre mais de amor.

Adaptação
Como é um filme da Disney com público alvo infantil, alguns dos contos de fábulas originais não se encaixariam com o que as crianças esperariam ver. Porém, foi feita uma ótima adaptação para que cenas "fortes" fossem amenizadas e momentos divertidos aparecessem mais constantemente.

Elenco
A maioria dos atores se encaixava muito bem aos personagens, fazendo com que parecessem mais reais ainda. Meryl Streep até recebeu indicações ao oscar pela maravilhosa interpretação da bruxa má!




Falta de Exploração
Alguns personagens excelentes poderiam ter sido mais explorados, como por exemplo, o Lobo interpretado por Johnny Depp (que apareceu apenas em um pequeno pedaço do filme). Também senti que faltava amor a ser explorado no casal principal (padeiro e sua mulher) e na história de João após conseguir os feijões mágicos.

O filme parece ser mais comprido do que realmente é
Isso se dá ao fato do musical apresentar novos empecilhos cada vez que o anterior é resolvido, fazendo com que pareça que nunca vai acabar e tornando o filme um pouco monótono.

Desfecho
Na minha opinião, o final do filme poderia ter sido bem melhor. Realmente, ocorrem acontecimentos inesperados, mas estes são muito trágicos e rompem o que o filme teria "ensinado" anteriormente. Além disso, ficamos sem saber o que aconteceu com certos personagens, pois a história foca mais em outros.



Então é isso! Apesar dos pontos negativos, gostei muito do filme. Espero que essa postagem tenha-os ajudado ou despertado interesse para que vejam Caminhos da Floresta. Se tiver algo mais para falar quanto à sua opinião, deixe um comentário! Até mais!
Beijos da Livia.~




Nenhum comentário:

Postar um comentário