sábado, 2 de abril de 2016

Por que ter um eReader?

Olá leitores! Hoje eu vim falar um pouco sobre minha nova aquisição: um eReadar, o Kindle!

Meu Kindle Paperwhite

Um leitor de livros digitais nunca esteve na minha lista de desejos, mas, quando entrei na faculdade de Letras, percebi que iria gastar muito com xerox e impressões dos muitos textos e livros que tenho para ler. Então comecei a reparar em muitas pessoas lendo em eReaders e pensei: por que não dar uma chance para a leitura digital?

Amantes de livros físicos sempre estão com um pé atrás quando o assunto é livros digitais, pois, convenhamos, a sensação de sentir concretamente um livro é incrivelmente prazerosa (desde o cheiro de livro novo até virar as páginas). Mas, primeiramente, devemos pensar que eBooks e livros físicos não são inimigos, não é porque temos um que devemos deixamos de ter outro. Cada um tem suas vantagens e irei enumerar a seguir 3 motivos para ter um eReader:

1. Praticidade
Se você é uma pessoa que precisa/gosta de ler em todo momento, o eReader é uma ótima opção por sua espessura e peso ideais, deixando o manuseio mais fácil de lidar enquanto está no metrô, ônibus, carro e até andando. Além disso, quando se está lendo e não se conhece certa palavra, é só clicar nela que aparece o significado pelo dicionário! Super rápido.

2. Economia
Apesar de ter que ser feito um investimento para comprá-lo, você gastará muito pouco na obtenção de livros. Já aconteceu de você se animar depois de ver um preço super baixo no site da Saraiva e depois se decepcionar ao ver que é o preço do livro digital? Isso não acontecerá mais! (risos) Em sites como Saraiva e Amazon, os preços dos eBook costumam ser metade dos livros digitais. E melhor ainda, você pode baixar pdf gratuitos!

3. Espaço
Seu quarto também precisa de espaço? As minhas estantes já estão cheias (infelizmente)! Então leitores digitais são uma boa alternativa para driblar a falta de espaço e cômodos pequenos. Além disso, tenho alergia ao pó que se acumula nos livros, o que não acontece nos eReaders. 

Essas foram as vantagens que observei! 


Agora irei dizer um pouco sobre o meu eBook: o Kindle Paperwhite, da Amazon.

Ganhei do meu pai, na verdade, e ele o comprou na Kabum, em uma boa promoção. A entrega até me surpreendeu de tão rápida, em torno de 2 dias após o pagamento do boleto. 
A tela dele é ótima e parece um papel de verdade, deixando o texto bem nítido. Além disso, não há reflexo, nem sob a luz do sol, e a bateria dura muito! Ele possui 4GB de espaço e conectividade Wi-Fi. Na minha opinião, a única coisa que deveria melhorar é o layout do software, que poderia ser mais "bonitinho".

Eu gostaria de ter conhecimento suficiente para dissertar sobre os eReaders mais famosos e poder opinar sobre qual o melhor, mas só tive contato com o meu até agora. Dentre os mais famosos estão: o Kindle (Kindle, Kindle Paperwhite e Kindle Voyage), da Amazon; o Lev (Lev e Lev com Luz), da Saraiva; e o Kobo (Touch, Glo e Aura), da Livraria Cultura
Para quem quiser se aprofundar na pesquisa antes de comprar, deixo aqui esse vídeo do canal tatianagfeltrin. Não vi o vídeo inteiro, mas a moça faz comparações muito úteis e esclarecedoras!

Para finalizar, gostaria de dizer que (para deixar bem evidente) é claro que não vou deixar de comprar livros físicos! Ainda sou apaixonada por eles, portanto vez ou outra vou me render a esse prazer. (hahaha). Também sugiro assistir a esse vídeo, feito pela editora Intrínseca, que faz uma comparação entre livros e eBooks. É super legal e bem feito!



Espero que tenham curtido o post! Se tiver alguma dúvida é só comentar!
Até mais!~

3 comentários:

  1. Ei, Lívia, você já viu o blog "Vida sem papel"? É interessante e tem muita coisa sobre leitores e livros eletrônicos.
    Parabéns pelo seu blog! Gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel! Obrigada por apresentar o blog, adorei e vou acompanhar!
      Obrigada pelo elogio ♥

      Excluir