sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Resenha - "A Menina Que Roubava Livros", Markus Zusak

Título : A Menina Que Roubava Livros
Autor : Markus Zusak
Editora : Intrínseca
Páginas : 480
Avaliação : 4/5
Skoob
Sinopse : A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.


Olá! Aqui é o João! Vou falar desse livro que eu li já faz um tempo mas tava sem tempo pra fazer uma resenha. Já vou avisando que minha sinopse sobre a história ficará uma porcaria!

Are you ready?

Em AMQRL (Vou escrever assim porque é muito cansativo escrever todo o nome), somos apresentados, pela Morte (Sim, ela mesma), a história de Liesel, uma menina, que encontrou a Morte 3 vezes. No início da trama, Liesel e seu irmão são mandados para a casa de Hans e Rosa (Sorry, mas eu não lembro dos sobrenomes), porque, aparentemente, sua mãe não pode cuidar deles. Só que no trem a caminho da casa de seus futuros cuidadores, o irmão de Lisel morre. Sim, ele morre do nada. E essa foi a primeira vez que Liesel encontrou a morte. Na casa de Hans e Rosa, Liesel não se sente muito bem logo de início, mas Hans logo afaz se sentir bem com seu jeito acolhedor e Rosa, com seu jeito duro, acaba logo cativando Liesel. Com o tempo, fica amiga de Rudy, um garoto de sua rua. Eles começam a jogar futebol quase  todas a tardes e digamos que Rudy, tem uma quedinha por ela.

E porque raios ela se torna um ladra de livros? Porque logo após de morte de seu irmão, Liesel rouba um livro, o manual do coveiro. Mas tem um porém, Liesel não sabe ler! E esse ''defeito'' acaba sendo humilhante porque quando esta entra na escola, acaba sendo rebaixada de classe por isso. E por isso Hans começa a dar aulas de leitura, escondido de Rosa, para Liesel. Com o tempo Liesel começa a ter um desejo por livros, que é um dos pontos mais legais da história.

Outra coisa que vale a pena ressaltar da história, é que Hans e Rosa começam a abrigar um judeu durante a história. E tudo isso durante a segunda guerra mundial. Mas esse judeu e Liesel desenvolvem uma relação de amizade durante o livro que é muito bonita mesmo.

Achei a história boa, mas não ótima! Por alguns motivos. Por exemplo, a mistura de termos alemães na história. Eu achei isso um pouco cansativo, e eu acabei esquecendo quase todos os significados. Também não curti os spoilers da morte. Isso parece confuso, mas quem leu sabe. Não vou me aprofundar, porque senão teria que citar algum, mas digo que isso me deixou muito chateado. Mas a história tem muito pontos positivos também! Como o foco na amizade. Liesel não é daquelas meninas que fica só pensando em arranjar alguém. Pelo contrário, ela simplesmente quer passar o tempo com os amigos e família.

Bem AMQRL é uma leitura super indicada, para todos que gostam de ficar depressivos, já que a história é muito triste (até demais!) e tem um fim muito triste. Além disso, o filme já sair daqui um tempo.

E é só isso. Espero que tenham gostado!

4 comentários:

  1. Este é um dos meus livros preferidos, acho que eu li 3 vezes enquanto estava na escola hahaha

    Eu adoro histórias que se passem na alemanha, segunda guerra e afins e acho que por isso gostei bastante das palavras em alemão, pois já estou acostumada e quando leio algo ambientado naquela época e não existem esses termos, acabo achando estranho hehehe


    bjs
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estou com vontade de relê-lo porque achei muito cansativo, mas é sempre bom ver gente que gostou do mesmo livro

      Excluir
  2. Quase comprei esse livro, mas era tanta gente me dizendo que não era bom (juro que foi MUITA gente mesmo) que eu desanimei. Mas agora acho que vou comprar sim e tirar minha própria opinião sobre ele. Adorei a resenha haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é boa, mas é um pouco cansativa, Mas leia, porque vale a pena :) (dica : prepare os lenços)

      Excluir